O projeto Lisboa Romana | Felicitas Iulia Olisipo tem como principal objetivo promover, valorizar e divulgar o património arqueológico da região de Lisboa, com especial destaque para o período romano. No entanto, o seu alcance cronológico é mais amplo, abarcando desde a Idade do Ferro até à Antiguidade Tardia. Através desta abordagem alargada, pretende-se proporcionar uma melhor compreensão dos processos de transformação cultural e social, desde o património indígena anterior à integração no Império Romano do Ocidente, até à sua queda e à herança que deixou nas épocas seguintes.
Lançado em 2017 e contando com a adesão do Município de Arruda dos Vinhos no ano de 2018, este projeto distingue-se por promover uma dinâmica de colaboração em rede. Reunindo entidades públicas e privadas, a iniciativa visa reunir, estudar e tornar acessível o valioso espólio arqueológico do antigo território de Felicitas Iulia Olisipo — área que corresponde, em linhas gerais, aos atuais concelhos da Área Metropolitana de Lisboa, incluindo também os concelhos de Arruda dos Vinhos e Torres Vedras, Alenquer e Sobral de Monte Agraço. O conhecimento gerado será progressivamente disponibilizado, através de múltiplos canais e formatos, com vista a sensibilizar diversos públicos para a importância do património e a potenciar o turismo cultural.
Para alcançar estes objetivos, a metodologia adotada assentou na constituição de duas redes complementares. Por um lado, uma rede local, centrada em Lisboa, focada na valorização da cidade romana. Por outro, uma rede metropolitana, que integra 19 municípios, com o propósito de destacar a articulação entre a cidade e o seu território rural envolvente, reforçando a perceção de unidade administrativa do antigo município romano. Esta estrutura colaborativa permitiu desenvolver projetos conjuntos de investigação, promoção científica e divulgação patrimonial, estando ainda prevista a expansão para redes nacionais e internacionais.
Entre os primeiros marcos do projeto destaca-se o lançamento do portal oficial — Lisboa Romana | Felicitas Iulia Olisipo — concebido como plataforma de acesso ao conhecimento gerado e como instrumento de comunicação com o público. A presença nas redes sociais complementa esta estratégia de divulgação contínua.
O projeto contempla ainda a edição de uma coleção temática composta por oito volumes, cuja publicação decorreu até 2022. O primeiro volume foi lançado em dezembro de 2019. Outro momento relevante foi o Congresso Internacional Olisipo Entre Mares, que teve lugar no Centro Cultural de Belém, entre os dias 23 e 25 de novembro de 2023.
Acresce a publicação do Corpus Epigráfico de Olisipo, uma revisão alargada da obra clássica Epigrafia de Olisipo, de Augusto Vieira da Silva, editada em 1944 pela Câmara Municipal de Lisboa, agora atualizada e abrangendo toda a área do antigo município romano.
A vertente promocional do projeto inclui também o desenvolvimento de produtos associados ao universo romano. Destaca-se, nesse âmbito, o vinho Quinta de S. Sebastião Reserva – Lisboa Romana, fruto da colaboração entre a Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos, a Câmara Municipal de Lisboa e a Quinta de S. Sebastião. Produzido a partir da referência Quinta de S. Sebastião Reserva, Vinho Regional Lisboa, estão disponíveis as colheitas Tinto Reserva 2021 e Branco Reserva 2022.
-
Quinta de S. Sebastião - Reserva Tinto (2021), é feito com uvas das castas Merlot Touriga Nacional e Syrah. Apresenta uma cor granada profunda, nariz com notas de frutos pretos, trufas e tabaco. Na boca apresenta estrutura envolvente e final longo. Acompanha bem pratos de carne, por exemplo um secretos de porco ou uma posta mirandesa.
PVP: 16€
Quinta de S. Sebastião - Reserva Branco (2022), é feito com uvas das castas Arinto, Cercial e Sauvignon Blanc. Apresenta cor dourada, nariz complexo com notas de damasco e alguns citrinos bem casados com uma mineralidade muito própria. Na boca é um vinho intenso,suave e com uma acidez viva e refrescante.
PVP: 12€
Encontam-se disponíveis para venda no Posto de Turismo de Arruda dos Vinhos - Centro Cultural do Morgado, nas lojas do Turismo de Lisboa, na Rua do Arsenal e Centro Interpretativo da História do Bacalhau, e na loja da Quinta de S. Sebastião, em Arruda dos Vinhos (por encomenda - Telef: 263 978 549 | Email: geral@quintassebastiao.com.