Exposição “Miniaturas da Memória”, de Manuel Paulino, inaugurada no dia 25 de Abril
Exposição de réplicas em miniatura de edifícios emblemáticos da vila estará patente numa exposição permanente, nos Lagares, junto ao Auditório Municipal.
Foi inaugurada, no passado dia 25 de Abril, a exposição permanente “Miniaturas da Memória”, do artesão local Manuel Paulino, uma mostra única que destaca o património arquitetónico da vila através de reproduções minuciosas em miniatura. O evento teve lugar nos Lagares, junto ao Auditório Municipal, e promete encantar os visitantes com a riqueza de detalhes das obras apresentadas.
O artesão Manuel Paulino, reconhecido pelo seu talento, apresenta nesta exposição 7 réplicas de edifícios e monumentos históricos de Arruda dos Vinhos, doados em 2025 à Câmara Municipal. Entre as peças expostas, encontram-se a Igreja de Nossa Senhora da Salvação, os antigos Paços do Concelho (posteriormente Posto da Guarda Nacional Republicana), o Chafariz, o Hospital da Misericórdia, o Monumento aos Combatentes da Grande Guerra, a antiga ponte sobre o Rio Grande da Pipa e um antigo autocarro da Câmara Municipal.
Com um olhar meticuloso e um profundo respeito pela história local, Manuel Paulino recria à escala reduzida espaços emblemáticos que fazem parte da memória coletiva de Arruda dos Vinhos. Cada peça é um testemunho do património da vila, transportando os visitantes numa viagem ao passado através da arte do artesanato.
A inauguração da exposição, inserida nas comemorações do 25 de Abril, foi um momento especial para a comunidade, celebrando não só a liberdade, mas também a valorização da identidade cultural do concelho e o reconhecimento pelo trabalho artístico de Manuel Paulino.
A mostra ficará patente nos Lagares, junto ao Auditório Municipal de Arruda dos Vinhos, permitindo ao público apreciar de perto a beleza das obras do autor.
A exposição permanente está aberta ao público no seguinte horário: 3.ª a 6.ª: 9h00 às 12h30 / 14h00 às 17h00; sábado e domingo: 10h00 às 13h00 / 14h00.