-
Início
-
Viver
-
Ambiente, Água e Saneamento
-
Ambiente
- Arruda a Compostar
Arruda a Compostar
"Arruda a Compostar” é o projeto de compostagem doméstica da Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos, em parceria com a Valorsul. Destina-se a cidadãos residentes no concelho em habitações que disponham de quintal, horta, pomar ou jardim.
Através desta iniciativa serão distribuídos compostores domésticos, de forma gratuita, acompanhados de formação específica sobre o tema. Os interessados em aderir deverão formalizar uma pré-inscrição no programa através do envio de email para ambiente@cm-arruda.pt, indicando nome, morada e contacto telefónico.
Compostagem Doméstica, o que é?
É um processo de reciclagem de matéria orgânica (de cozinha, da horta, do jardim...) realizado através de microrganismos que transformam os resíduos biodegradáveis num fertilizante rico em nutrientes, a que se chama composto.
Quem pode fazer Compostagem Doméstica?
Se a sua casa tem um pequeno espaço exterior livre, a compostagem doméstica é ideal para si. Junte os restos da preparação da comida e materiais de jardim e despeje-os num compostor. Cubra com alguns ramos e folhas secas e deixe a Natureza seguir o seu curso.
Onde se pode colocar o compostor?
O local do compostor deve ser de fácil acesso, ter água próximo e ser protegido do vento, perto de uma árvore de modo a evitar temperaturas elevadas no Verão e baixas no Inverno (boa mistura de sombra e sol).
O compostor deve ser colocado em contacto com a terra, que deverá ter uma boa drenagem de modo a que a água possa escorrer e infiltrar-se quando chover.
Materiais a compostar
De modo geral, todos os materiais naturais provenientes da cozinha, do jardim ou do quintal podem ser colocados no compostor. Há, no entanto, alguns cuidados a ter em conta para que o processo decorra sem quaisquer sobressaltos. Por exemplo, se depositar ossos ou espinhas em quantidade no compostor poderá atrair ratos ou outra bicharada indesejável.
Os resíduos que podem e devem ser compostados são, normalmente, classificados em “Verdes” e “Castanhos” conforme o teor de humidade e a proporção de nutrientes. Para que a compostagem decorra da melhor forma, convém ter a maior diversidade de resíduos possível numa proporção igual de Castanhos e Verdes.
Verdes - ricos em azoto, geralmente húmidos
- Folhas verdes
- Ervas daninhas sem sementes
- Restos de vegetais e frutas
- Borras de café, incluíndo os filtros
- Cascas de ovos (esmagadas)
- Flores
- Folhas e saquetas de chá
- Aparas de relva frescas
Castanhos - ricos em carbono, geralmente secos
- Folhas secas
- Resto de relva cortada seca
- Palha ou feno
- Resíduos de cortes e podas
- Aparas de madeira e serradura
- Agulhas de pinheiros
- Casca de batata
Materiais a evitar
Existem alguns resíduos a evitar, pois podem dar origem a maus odores, atrair animais (ratos, moscas, etc.) ou atrasar o processo.
- Restos de carne, peixe e marisco
- Produtos lácteos
- Cinzas
- Beatas de cigarros
- Medicamentos
- Resíduos de plantas tratadas com produtos químicos
- Excrementos de animais domésticos
- Resíduos não biodegradáveis (plástico, vidro, metal, pilhas, tintas, têxteis, etc.)
- Comida temperada ou com gordura.
Colocar em pouca quantidade
- Restos de pão
- Restos de comida cozinhada sem gordura (tapar com terra)
Como fazer compostagem doméstica
- Corte os resíduos Castanhos e Verdes em bocados pequenos.
- No fundo do compostor, coloque, aleatoriamente, ramos grossos (promovendo o arejamento e impedido a compactação).
- Adicione uma camada de 5 a 10 cm de Castanhos
- Adicione, no máximo, uma mão cheia de terra ou composto pronto. Esta quantidade conterá microrganismos suficientes para iniciar o processo de compostagem (os próprios resíduos que adicionar também contêm microrganismos). Note-se que grandes quantidades de terra adicionadas diminuem o volume útil do composto e compactam os materiais, o que é indesejável.
- Adicione uma camada de Verdes.
- Cubra com outra camada de Castanhos.
Contacto
Setor de Ambiente e Qualidade de Vida
Documentos Relacionados