GNR promove ação de sensibilização no Centro de Convívio Sénior de Arruda dos Vinhos
A população idosa é uma das principais vítimas de burlas, devido muitas vezes ao seu isolamento e solidão. Consciente desta realidade o Núcleo de Idosos em Segurança do Destacamento Territorial de Vila Franca de Xira, promoveu esta ação de sensibilização durante a qual foi projetado um filme com reportagens reais divulgadas na televisão, foram feitas simulações e foram deixados uma série de conselhos que pretendem auxiliar esta população a prevenir-se de burlões.
De entre os vários conselhos deixados durante esta sessão é importante nunca esquecer:
· Não confie em estranhos bem-falantes ou cheio de boas intenções, nem forneça qualquer informação, pois hoje em dia ninguém dá nada a ninguém.
· Não ande com muito dinheiro e evite o uso de objetos de valor, de carteiras na mão ou no bolso, de forma visível.
· Desconfie de esquemas que lhe ofereçam dinheiro fácil.
· Todos os funcionários da água, luz, CTT, Segurança Social e bancos, estão bem identificados e normalmente são seus conhecidos. Verifique sempre o nome e fotografia. Em caso de dúvida não os deixe entrar em casa.
· Não demonstre estar sozinho, mesmo que não esteja ninguém em casa, chame por um familiar próximo, isso afasta qualquer burlão.
· Procure cultivar relações de boa vizinhança. O apoio mútuo entre vizinhos de confiança pode ajudar em situações duvidosas.
Como atuam os burlões
· São homens e mulheres bem vestidos, bem-falantes, com voz calma e afável, com uma conversa convincente e cativante que levam as pessoas a fazer aquilo que não querem.
· Apresentam-se como familiares, amigos de familiares, funcionários da segurança social, dos CTT, bancários e médicos.
· Dizem que pretendem ajudar as pessoas:
o A trocar o dinheiro, porque as notas perderam a validade, vão sair de circulação ou para ver o número das mesmas.
o Para substituir o cartão multibanco velho por um novo.
o Os que se apresentam como familiares pedem dinheiro.
o Outros pretendem entregar uma encomenda, destinada a um filho.
o Por último, o denominado “conto do vigário”, procuram uma pessoa a quem pretendem entregar uma elevada quantia de dinheiro, oferecendo uma boa recompensa a quem os ajudar.