Município adere a projeto de reciclagem de roupa e calçado usados
01 Abril 2011
A Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos, em parceria com a Associação Humana Portugal, instalou recentemente quatro contentores destinados à recolha de roupa e sapatos usados depositados pelos munícipes.
Os contentores estão localizados em Arruda dos Vinhos junto ao Centro Escolar do Casal do Telheiro, Piscina Municipal e Pavilhão Polidesportivo do CRDA e, em Arranhó, junto à Farmácia Gonçalves Carrasco.
A Associação Humana Portugal é uma organização não-governamental para o desenvolvimento (ONGD) que gere os resíduos têxteis gerados pela roupa usada com o duplo objetivo de proteger o meio ambiente e obter recursos económicos para financiar projetos de cooperação em países em via de desenvolvimento.
Depois de recolhidos, a roupa e calçado são classificados em grupos diferentes:
-
5% da roupa classificada destina-se às lojas de segunda mão da Associação HUMANA Portugal (3 em Lisboa e 1 no Laranjeiro)
-
62% da roupa classificada envia-se para África para ativar a atividade económica local e geração de recursos para o desenvolvimento.
-
25% da roupa usada é vendida a diversos clientes de reciclagem
-
8% da restante roupa usada é destinada ao lixo porque é composta por peças que não se podem reutilizar nem reciclar, devido ao seu estado.
Esta é uma forma de promover a reutilização e reciclagem de roupa e calçado que já não usa, beneficiando o meio ambiente, pela diminuição de resíduos depositados, e a população mais desfavorecida que poderá reutilizar estes produtos.
Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico