Município implementa plano de gestão da iluminação pública
No âmbito desse plano de contenção, a Autarquia, com o apoio da EDP Distribuição, está a desenvolver um plano de gestão de iluminação pública que pretende reduzir os desperdícios energéticos e aumentar a eficácia a rede de iluminação pública do Concelho.
Está prevista a redução do número de horas de funcionamento dos focos de iluminação pública, eliminando os períodos em que existe, simultaneamente, luz solar e iluminação artificial (ao amanhecer e anoitecer). Para isso, o Município irá substituir as células existentes por relógios astronómicos que permitem controlar automaticamente a ligação e o corte de energia em função do pôr e do nascer do sol.
Paralelamente serão desligados os focos que emitem iluminação redundante (focos duplos) e os que estão instalados em zonas não habitadas. Os focos desligados no âmbito deste plano ficarão devidamente assinalados a fim de evitar a confusão com lâmpadas fundidas, por parte da população.
Com a implementação deste plano o Município dá não só mais um passo para a redução de despesas, como contribui para a redução do consumo energético em prol do meio ambiente.